terça-feira, 30 de março de 2010

O que cozinhar na panela de pressão???

Olá morecos!
Inspirada pela Dona Amanda resolvi fazer um post especial sobre as receitas que eu faço utilizando a panela de pressão.
Eu uso muuuito a panela de pressão.Faço de tudo nela.
Tem os clássicos como feijão,sopas,caldos, carnes e frango cozidos...
Mas vai além...
Vou colocar algumas das coisas e como faço ok?


Molho de tomate:

Refogue temperos a gosto já na panela de pressão (eu refogo alho no azeite e depois que ele está quase frito acrescento bastante cebola).Depois de refogados os temperos acrescente o molho (daqueles de pacotinho,vidro,caixinha,etc),coloque um pouco de açúcar e termine de acrescentar seus temperos favoritos (caldo de carne,uma folhina de louro,orégano,sazon,pimenta e o que mais vc gostar).
Coloque duas vezes a medida de molho de água e misture bem.
Tampe a panela e deixe por cerca de 8 a 10 minutos depois que pegar pressão.
Abra e prove se o tempero está de acordo (IMPORTANTE: se estiver sem sal espere a água secar e prove de novo,depois de apurado o gosto muda.Se ainda faltar acrescente um pouco).
Deixe apurar e pronto.
Depois de pronto eu costumo colocar salsinha,ceboolinha e um pouco de cebola crua cortada bem miudinha.

Frango frito:

Tempere um peito de frango a gosto e reserve.
Na panela de pressão grande coloque 1l de óleo e deixe esquentar um pouco.
Coloque o frango com o óleo não muito quente e tampe a panela.
Depois de pegar pressão deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Abra a panela, coloque dois dentes de alho inteiros e uma cebola e deixe fritar a gosto.
Com cuidado tire o frango e os temperos da panela e se quiser salpique salsinha e cebolinha com ele ainda quente.
Vc pode aproveitar para fritar batatas naquele óleo que fica uma delícia.
IMPORTANTE:Espere o óleo esfriar completamente antes de descartá-lo para evitar acidentes (ou o derretimento da sua lixeira...rs..)

Frango assado:

Eu adoro,mas não tenho paciência para ficar duas horas esperando o bendito assar no forno.
Então faço o seguinte: tempero o frango com antecedência para pegar gosto, frito levemente na panela de pressão e coloco um pouco de água.
Depois de uns 8 a 10 minutos de pressão abro a panela e coloco o frango em uma assadeira.
Aí é só levar ao forno até dourar.


Pescada com legumes:

Tempere com antecedência usando apenas limão,alho e um pouco de pimenta.
Corte em pedaços médios cenoura,batata,azeitona,cebola,pimentão e vagem.
Frite um pouco de alho no azeite já na panela de pressão e faça uma "caminha" com os legumes.Acrescente um pouco de água.
Coloque o peixe por cima e tampe a panela.Deixe 8 minutos na pressão.
(Se quiser pode fazer a mesma coisa do frango levando ao forno.)
Depois de aberto é só esperar secar um pouco o caldo e servir.

Falsa carne assada:

Tempere a gosto e leve a panela de pressão para selar,depois acrescente um pouco de água e deixe cozinhar o tempo necessário.
Deixe secar o caldo e frite a carne na gordura restante.
Fica um tipo de casquinha no fundo da panela que dá uma farofa muito gostosa.
É só fritar temperos a gosto e acrescentar a farinha,misturando bem enquanto frita.

O que eu me lembro é isso.
Se lembrar de mais volto aqui.

Espero que aproveitem!

Bjs.

3 comentários:

Cécil disse...

Hum...amei!!!

Aqui em casa quem "pilota" a panela de pressão é o noivorido, mas ele só sabe fazer feijão e macarrão...adorei as novas receitas!!!

Vamos ver se ele me presenteia com alguma delas no próximo finds...

Bjokas

CASAMENTO BETHANIA E STHENER disse...

olá, eu faço batata na panela de pressão e fica uma delícia, crocante por fora e macia por dentro,vou ensinar: batata grande cortada em 4 pedaços, coloca na panela com óleo cobrindo as batatas, deixa pegar pressão e depois conta 10 min. Aí é só esperar sair a pressão, escorrer, fazer um molhinho de alho com manteiga, uma carne de sol, cebolas cortadas em fatias, ferventadas e temperadas pra tirar o gosto forte e pronto é só devorarrr. Não é nada light mas é uma delícia.
Tb tenho um blog, me segue lá!
bjos

Lili disse...

Huuummmmmmmm..ameii esse post rsrs ainda mais eu que tenho PAVOR de panela de pressão rsrsrs
Agora sempre quis aprender a fazer essa última receeitaa..valeuuuu..vou guardar todaaaas!

BJus Dindaa saudadess..

Ahh o noivo não vai mais viajar, vou fazer a lista essa semana sem falta e te passar tudinho por e-mail tá?

Bjussssssssssss!