domingo, 23 de janeiro de 2011

"Muito prazer, eu existo!"

(Sobre portadores de Síndrome de Down)
Não me conformo como, com tanto acesso a informação, ainda existem pessoas de cabeça tão pequena e tão cheias de preconceito.
Qualquer pessoa que já tenha tido contato próximo com um portador da Síndrome, sabe o quanto essas pessoas especiais são capazes.
Capazes de fazer tudo, capazes de amar e de dar carinho a quem os rodeia.
Existem graus diferentes da Síndrome, mas todos eles são capazes de amar e de serem amados.
Me revolta uma sociedade que se diz moderna não dar oportunidade a essas pessoas e ainda ser discriminatória,tratando-os como "retardados","mongolóides".
Retardado é a pessoa que maltrata e discrimina.
Frequento uma padaria onde a mocinha que entrega as comandas na porta é Down. E não teve um dia, até hoje, que eu não fosse recebida com um sorriso largo e sincero e um alegre "Bom dia/Boa tarde". Ela cumpre sua função perfeitamente. E se sente valorizada cada vez que alguém responde ao seu cumprimento.
Desculpem o desabafo, mas tem coisas com as quais não me conformo.
Deixo aqui uma música da minha infância, mas que diz exatamente o que eu penso.

Muito Prazer, Eu Existo



Xuxa


Composição: Álvaro Socci / Cláudio Matta


Existem filhos que precisam mais carinho
De mais cuidados e atenção especial
E essas crianças quando muito bem amadas
Só Deus quem sabe qual o seu potencial


Seus pais conhecem um segredo do universo
Da harmonia na diversificação
Amar alguém dito normal é muito fácil
Longe da indiferença e discriminação


Me pergunto se a tua indiferença é natural?
Me pergunto em que consiste ser normal?
Me pergunto qual o referencial?
Por que todo mundo tem que ser igual ?


Quem de nós é um ser humano exemplar?
Quem de nós não tem espelho pra se olhar?
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar?


Alguns de nós julgam-se mais que todo mundo
Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
Comparações são vaidosas ou amargas
Tudo na vida tem uma razão de ser
Tem gente preconceituosa e arrogante
E eu me preocupo com seu modo de pensar
Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
Que faz pessoas diferentes só pra olhar

Me pergunto se a tua indiferença é natural?

Me pergunto em que consiste ser normal?
Me pergunto qual o referencial?
Por que todo mundo tem que ser igual ?
Quem de nós é um ser humano exemplar?
Quem de nós não tem espelho pra se olhar?
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar?

Muito prazer, EU existo.

Um comentário:

Jac & Igor disse...

Parabéns pela atitude!!!!
Temos muito que aprender!!!
E coitados dos que se acham mais capacitados que os outros... as vezes ele é mas deficiente que muitos!!!!
Beijos