segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Como planejar sua Lua de Mel - dicas práticas para evitar transtornos

Olá!
O post de hoje é um pouco longo mas está recheado de dicas úteis e super práticas para você que está organizando sua viagem de lua de mel ou de férias.
São dicas baseadas em experiências de viajantes que visam facilitar sua organização e te livrar de alguns imprevistos.
O primeiro passo para uma viagem incrível é o planejamento.
Não importa se você vai passar um mês na Europa ou um final de semana na praia. O planejamento otimiza seu tempo, seu dinheiro e permite conhecer muito melhor o local escolhido.
Antes de mais nada, decida seu destino e comece a pesquisar sobre ele.
Um mínimo de conhecimento sobre o local escolhido te ajudará a  notar detalhes e nuances que passariam despercebidos.
Local escolhido é hora de providenciar a documentação. Uma busca rápida no Google e vc descobre os requisitos necessários para o seu destino.
Pesquise também sobre o clima e temperatura da época da viagem antes de preparar a mala. Como o clima está maluco no mundo todo, convém levar uma peça "contrária" a estação. Ninguém merece passar frio ou calor só porque não contava com uma mudança de última hora no tempo.
Algumas dicas muito importantes para quem vai viajar de avião, principalmente se for a primeira vez:
* Consulte as condições e exigências da companhia aérea escolhida para bagagem (peso e medidas) em todos os trechos da viagem, especialmente se for fazer mais de um voo. Cada companhia pode ter uma exigência diferente e, em alguns casos, a taxa por excesso de bagagem pode ficar mais cara do que a passagem.
* Faz um certo frio dentro do avião, leve um casaquinho;
* Itens de valor devem sempre ir na bagagem de mão, não "dê sopa para o azar";
* Leve itens de higiene pessoal (líquidos tem exigências especiais para embarcar em voos internacionais), documentos e uma muda de roupa na bagagem de mão. Se sua bagagem que foi despachada demorar, extraviar ou se seu voo tiver que fazer alguma parada que demore mais do que o previsto, você tem um "kit de primeiros socorros" a mão
* Evite tirar seus sapatos durante o voo. Seus pés vão inchar e pode ser que seus sapatos não entrem na hora de desembarcar.
* Você comprou um tablet incrível para documentar sua viagem pra NY?  Leve uma cópia da nota fiscal. Já pesou ser taxada na volta por causa de um item que levou de casa?
Uma outra dica bem legal que aprendi com uma viajante experiente foi dividir o conteúdo das malas.
Na hora da montagem da mala coloque peças suas (como uma troca de roupa, roupas íntimas e um calçado) na mala do seu companheiro de viagem e vice-versa. Mais uma vez, em caso de extravio de uma das malas, socorro a mão.
Para quem vai para o exterior, não se iluda com o que vc vê na novela das 8. Tem brasileiro no mundo inteiro sim, mas a chance de vc chegar na Turquia e todo mundo falar português é mínima...
Aprenda pelo menos expressões básicas ou palavras-chave que te ajudem a chegar onde quer.
Caso o seu destino tenha um fuso horário diferente, evite dormir ao chegar, mesmo depois de um longo voo.
Assim você se acostuma melhor e mais rápido ao novo horário e nova rotina.
Esteja preparado para diferentes sabores. Até o gosto da água muda de país pra país.
Se vc usa algum medicamento regular, não se esqueça de levar uma quantidade suficiente (ou até um pouco superior) para o período que ficar fora. E sempre acompanhado de receita médica.
Um pequeno kit de medicamentos básicos também pode ser muito útil. Analgésicos, antisséptico, antialérgico,  curativos etc. Coisas que vc já esteja acostumada a usar quando precisa e conheça as reações (aconselho uma passadinha no médico para pedir dicas e a receita). Em muitos países comprar medicamento não é tão simples como no Brasil, que qualquer farmácia vende praticamente qualquer coisa, então é bom se prevenir para uma crise de enxaqueca que pode acabar com seu passeio.
Se vc for alérgica a algum alimento é muito útil também aprender a falar este item no idioma local. Assim, na hora de comer fora, vc pode perguntar se o prato escolhido tem tal ingrediente.
Está com a grana curta e não vai dar pra comer fora todo dia? Uma passadinha no mercado mais próximo resolve seus problemas. O Brasil está muito avançado neste quesito e vc pode encontrar os itens que já consome aqui em uma prateleira na Europa, por exemplo.
Verifique se seu hotel não proíbe entrada de alimentos (acreditem, isso existe) e faça suas refeições no quarto mesmo.
Se for possível, escolha seu hotel baseado na localização dos pontos de interesse, economizando tempo e $ com transporte.
Ao preparar seu roteiro não se resuma a somente escolher os pontos que quer visitar. Pesquise como chegar lá.
Facilita na hora de escolher um transporte público ( o metrô de Madri, por exemplo, te leva praticamente para qualquer canto da cidade) ou não te deixa se enganado por um taxista espertinho.
Cuide dos seus pertences durante os passeios. Gente pilantra existe no mundo inteiro. Quem está passeando é vc, eles estão esperando vc vacilar.
Faça cópias dos seus documentos, passagens, reservas etc e guarde em um local seguro. Se puder, escaneie tudo e envie para o seu email ou de alguém próximo.
Não deixe todo o seu dinheiro e cartões em um único local. Se alguém "bater sua carteira" levará apenas uma parte.
Os cartões de débito para viagem também são muito úteis, pois vem com uma cópia de reserva e vc pode bloquear o saldo em caso de perda ou roubo. Muitos locais aceitam o cartão como forma de pagamento ou você pode sacar a quantia que necessita no momento em um caixa eletrônico no próprio hotel ou na rua mesmo.
Se vc adora fotografar tudo, não deixe para passar as fotos do cartão para o computador somente no fim da viagem. Experimente fazer isso pelo menos a cada dois dias. Já li relatos de pessoas que fizeram viagens incríveis e não tem nenhum registro porque perderam a câmera, esqueceram em algum lugar, foram furtados ou tiveram problemas com o cartão de memória...
Esteja preparada psicológica e financeiramente para imprevistos.
Eles fazem parte de todas as viagens, não importa quanto você tenha planejado.
E não deixe se abater por eles. Um desvio no caminho as vezes te apresenta uma experiência incrível ou, no mínimo, histórias pra contar.
E você, tem mais alguma dica para compartilhar?
Boa viagem!



OBS.: Post programado







Nenhum comentário: